quarta-feira, 17 de julho de 2013

BMW 1000rr HP4a cavalona





Mesmo tendo em conta as notórias melhorias efetuadas pelo seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na S1000RR versão de 2012, a BMW Motorrad não se deixou ficar para trás e após sabermos de alguns rumores que davam conta de uma novidade para breve, chegou-nos às mãos a informação oficial sobre a BMW HP4.

Esta HP4 é baseada na S1000RR que já conhecemos mas, em Munique, os especialistas alemães decidiram tratar os seus clientes com o que de melhor têm nas prateleiras da fábrica e que é utilizado no mundo da competição, para além de utilizarem pela primeira vez a inovadora suspensão DDC – Dynamic Damping Control e o Launch Control.

Mas ainda antes de falarmos das novidades, convém referir que a nova BMW HP4 mantém o motor tetracilíndrico da S1000RR inalterado, ou seja, temos à disposição do punho direito e dos nossos desejos uns saudáveis 193 cv de potência.

Já os mapas de motor à escolha mantêm-se Rain, Sport, Track e Slick, mas ao contrário do que acontece na versão base da S1000RR, em que no modo Rain a potência desce para a casa dos 160 cv, a HP4 disponibiliza a potência total em todos os modos. A curva de binário foi trabalhada no banco de ensaio e apesar de manter a mesma trajetória linear, está agora mais “cheia” nos médios regimes.

E agora chegamos à lista de novidades presente na nova BMW HP4…

O sistema de escape da Akrapovic é totalmente fabricado em titânio, não aumenta a potência mas ajuda na diminuição de peso - 4,5 kg de um total de 8,8 kg a menos em relação à S1000RR -, valor para o qual também contribui a utilização de novas jantes forjadas. A BMW anuncia que a HP4 pesa apenas 199 kg quando o depósito de combustível está a 90% da sua capacidade máxima.

O inovador sistema de suspensões DDC – Dynamic Damping Control faz a sua estreia na HP4. Estas suspensões são o próximo passo na evolução destes elementos da ciclística de uma moto e, deixam os sistemas de controlo eletrónicos atuais a “anos luz” de distância.

Basicamente a HP4 consegue, através do DDC, adaptar a afinação das suspensões instantaneamente em relação ao ritmo imposto pelo condutor / piloto e, além disso, também é capaz de distinguir o tipo de piso em que a HP4 está a rolar, garantindo assim que os pneus, onde se destaca a estreia do novo traseiro em medida 200/55-17’’, estão em permanente contacto com o asfalto para maior aderência.

E caso a aderência falhe, nomeadamente em travagem, a BMW escolheu o sistema eletrónico de controlo do Race-ABS desenvolvido e utilizado pela sua equipa no Campeonato Alemão de Superbikes. Este sistema funciona mesmo quando o modo “Slick” está ativo e, será uma boa adição para dosear a enorme potência oferecida pelos travões Brembo com pastilhas especiais. Também o Controlo de Tração Dinâmico marca presença neste mapa de motor, permitindo um ajuste mais personalizado.

Outra novidade que será especialmente do agrado daqueles que gostam de fazer arranques “canhão”, é a estreia do sistema de controlo do arranque ou Launch Control. A BMW HP4 apenas liberta este sistema no modo “Slick” e, a eletrónica trata de controlar a potência na altura de acelerar a fundo quando a moto está parada, evitando com isso que a roda da frente levante em aceleração. Como se isso não fosse suficiente, de série a HP4 conta com “quickshift” para trocas de caixa mais suaves e rápidas.

A BMW Motorrad não esquece que esta HP4 pode ser facilmente pilotada em circuito e, por essa razão, disponibiliza ainda um kit de competição que inclui, entre outras coisas, peças em fibra de carbono, kit de autocolantes, manetes e poisa pés HP reguláveis e ainda jantes forjadas pintadas de azul.


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